segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Poço 1 da CAERN em Tibau quebra e é motivo preocupação do prefeito eleito


Prefeito eleito Naldinho, de Tibau, preocupado também com a inadiplência do município












O prefeito eleito Josinaldo Marcos de Sousa, o Naldinho, de Tibau, disse está muito preocupado com a falta de estrutura no município de Tibau e a chegada do período de veraneio, quando a população pula de 5 mil para 100 mil habitantes.

Entre as preocupações, Naldinho destaca que o abastecimento da cidade está comprometido quando os veranistas chegarem ao final de 2012 início de 2013. Segundo ele, o poço número 1 da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), que salgou.

Segundo ele, a água produzida pelo poço 2 da CAERN é insuficiente para atender a demanda e consumo de todo o município num período de alta estação, especialmente neste período de seca, que o consumo nas residências e também animal é muito alto.

“Vou procurar o diretor presidente da CAERN, o senhor Iure Tasso, para juntos buscarmos uma solução antes mesmo de eu assumir o governo no dia 1o de janeiro de 2013”, destaca o prefeito eleito. Segundo ele, é preciso prevenir para não haver desabastecimento.

A segunda preocupação do prefeito eleito para o final de ano de 2012 e verão de 2013 é com a segurança os serviços de saúde pública do município de Tibau.” Já temos a confirmação que haverá reforço do policiamento militar e também virão ambulâncias do SAMU”, diz.

Mesmo sabendo o reforço militar, o prefeito eleito disse que vai procurar o secretário de Segurança e Defesa Social, Aldair Rocha, para pedir a instalação, mesmo que temporária, de uma delegacia de Policia Civil em Tibau, para investigar os crimes durante o verão.


Outro lado

Sobre o abastecimento, o Defato.com conversou com o direito regional da CAERN, Neilton Barreto. Ele explicou que a CAERN já foi cientificada do problema no poço 1 e que já está adotando providências para que não aconteça desabastecimento.

O diretor disse que solicitou uma bomba maior para instalar no poço 2 e assim garantir o abastecimento da cidade mesmo neste período de alta estação, quando a cidade recebe até 20 vezes o número de habitantes. “A vazão do poço 2 é superior a 250 mil litros hora”, destaca.

O poço 1 produzia em média 80 mil litros por hora e o poço 2 ficava na casa dos 100 mil e isto quando precisava. Neilton Barreto disse que vai instalar uma bomba de 250 mil litros no poço 2 e garantir, assim o abastecimento da cidade neste período de alta estação.

Sobre a segurança, o comandante do II Batalhão de Policia Miltiar, Alvibá Gomes, confirmou que a cidade de Tibau vai receber um reforço especial neste período de alta estação. Na Policia Civil, o delegado Regional Cleiton Pinho estuda a possiblidade de um plantão da Policia Civil na cidade de Tibau no período de verão.

Em video, prefeito eleito fala que vai fazer uma auditoria nas contas da Prefeitura de Tibau


Fonte: Jornal de Fato - Cesar Alves - 05/11/2012 
http://www.defato.com/noticias/8260/poco-1-quebra-e-preocupa-prefeito-eleito-de-tibau-neste-verao

Nenhum comentário: