TIBAU


Vista da Cidade de Tibau - RN


Tibau existe desde o período do Brasil Colônia quando já tinha relato do "Morros Vermelhos" e por muitos anos representou apenas uma vila de pescadores. O lugar ganhou esse nome devido a sua posição geográfica. É que a palavra tibau é de origem tupi e significa entre rios; e Tibau se encontra entre os rios Jaguaribe, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.



É fato que, desde então, Tibau se apresenta como um lugar muito tranquilo e, sem sombra de dúvidas, detentora de uma das melhores praias do Brasil. Durante muito tempo, Tibau foi município de Grossos – RN, mas, em 21 de dezembro de 1995, por meio da Lei n.º 6.840, obteve o status de cidade. Como toda cidade, Tibau também tem uma Câmara Municipal, a qual é constituída por 9 (nove) vereadores, todos eleitos pelo voto popular.



Uma parte de Tibau está localizada no Rio Grande do Norte e a outra no vizinho estado do Ceará. Em ambas as partes há uma larga faixa de areia fina e clara, um coqueiral a perder de vista, um belíssimo mar azul, dunas e falésias, onde ainda são vistos pequenos morros com camadas de areias coloridas, matéria-prima utilizada na confecção das chamadas garrafas de areias coloridas, um dos produtos do artesanato local. Por perto há ainda diversas salinas e fazendas; nessas últimas pode ser encontrada uma boa parte da fruticultura produzida no estado, entre as quais se destacam as de melão, um dos principais produtos de exportação do estado. 



Esta cidade do litoral norte do Rio Grande do Norte tem uma característica incomum às cidades brasileiras: a maioria de seus imóveis residenciais é formada de segundas residências de cidadãos que moram e trabalham em outras cidades brasileiras, sendo a maior parte deles proveniente de Mossoró, onde residem os mais assíduos frequentadores das belas (e seguras) praias de Tibau. A vinda dessas pessoas a Tibau ocorre, principalmente, nos finais de semana, feriados e durante os meses de janeiro e julho, períodos em que há férias escolares.



A cidade de Tibau apresenta clima semiárido tropical, com temperatura média de 27ºC.


O Censo Populacional realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, informa que a população total da cidade (urbana e rural) é aproximadamente 3.700 habitantes.


Sem sombra de dúvidas, Tibau possui belas praias (a mãe natureza foi bastante generosa com essa parte do Atlântico – litoral norte do RN) e, como se isso não bastasse, o Sol colabora o ano inteiro, propiciando dias bem quentes e ensolarados, bem próprios de uma cidade que se presta muito bem ao turismo de sol e praia; não tenham dúvidas, a cidade é ideal para isso.

Apesar do mar da orla de Tibau apresentar ondas que se prestam à prática de certas modalidades esportivas náuticas, como por exemplo, kitesurf e windsurf, não há registro de morte por afogamento em qualquer de suas praias. Um fato que também merece destaque é a temperatura da água do mar das praias de Tibau; ela é morna, principalmente nos finais de tarde, não importa a época do ano. Ah, um fato que também não pode deixar de ser mencionado é: a praia é plana, bastante extensa e não existem arrecifes e rochas submersas nas praias de Tibau, o que permite muito mais tranquilidade ao banhista.

CONHEÇA TIBAU:









Nenhum comentário: