EVENTOS



Ao longo do ano, o município de Tibau conta com a realização diversos eventos, a maioria constituído de festas sociais e religiosas, mas todos recebendo a adesão das pessoas do lugar e de muitas outras cidades.


Veraneio: de 31 de dezembro ao fim das férias escolares
É durante a última semana de dezembro de um ano e por todo o mês de janeiro do ano seguinte que o município fica mais movimentado, pois é quando tem início, na noite de réveillon, o período mais festivo de todos, conhecido como veraneio; é a alta estação de Tibau, que termina na semana anterior a do início do período escolar.

Nesse período, nos fins de semana, a cidade chegar a acolher cerca de 80.000 visitantes; os mossoroenses são maioria entre eles. Durante o veraneio, é muito comum estar, em Tibau, gente de todos os cantos do Brasil, e até mesmo do exterior. É o momento perfeito para quem quer badalação, pois são realizados diversos shows na cidade, nos quais se apresentam artistas famosos dos diferentes estilos musicais.


Carnaval: realizado nos três dias imediatamente anteriores à Quarta-Feira de Cinzas, mais o sábado.

Embora com menos animação que nas décadas passadas – porque houve uma verdadeira carnavalização de todos os municípios em torno de Tibau –, essa festa popular do Brasil, que tem origem na Roma Antiga (em homenagem ao deus pagão Saturno), continua sendo realizada neste município.


Festa da padroeira: calendário variável
A festa da padroeira de Tibau, Santa Teresinha, se realiza todos os anos, sempre com a colaboração financeira de alguns fiéis e da prefeitura municipal, mas toda a cidade se envolve com muita disposição.
O conjunto das festividades da santa padroeira conta com a realização de vários eventos: missas solenes de abertura e encerramento; procissão vespertina pelas principais ruas da cidade; hasteamento de bandeiras; novenas diárias; festas beneficentes, realizadas ao ar livre, com barracas e leilão de prendas, bebidas, comidas, xous e a escolha da mais bela voz do lugar.


Festa de Emancipação Política: 21 de dezembro
Tibau foi comunidade do município de Grossos – RN até o ano de 1997, quando passou ao status de cidade por meio da Lei n.º 6.840, de 21 de dezembro desse mesmo ano, e desde então, todos os anos, comemora sua emancipação política.


Eventos Sazonais

Luau
Em Tibau, esse evento faz jus a sua definição: festa informal em praia, com muito entretenimento (música, danças e comida). Geralmente, ele é realizado nas semanas em que a lua se encontra na fase nova, e tendo em vista que sua realização depende da utilização de uma parte da areia da praia, onde ficam algumas mesas para a acomodação dos participantes, ele só ocorre nas marés baixas. A realização do evento é amplamente divulgada nas cidades próximas a Tibau, principalmente em Mossoró.

Shows musicais
Eventos assim, realizados com bandas famosas nacionalmente, ocorrem todos os fins de semana durante o período denominado veraneio, no mês de janeiro. Mas também, ao longo do ano, em datas incertas, eles são realizados na cidade. Os que ocorrem com mais frequência utilizam principalmente bandas de forró e cantores da região.

A realização desses eventos é amplamente divulgada nas cidades próximas a Tibau, principalmente em Mossoró.

Esportivos
É comum o município de Tibau sediar eventos esportivos; os mais comuns são: regatas, motocross e campeonatos de futebol (society e futsal) envolvendo equipes da cidade e de municípios vizinhos.

Nenhum comentário: