domingo, 18 de março de 2012

Tibau fica fora do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF)



Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios. 

Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios. 

Apesar da determinação da lei, os dados referentes ao exercício fiscal de 2010 de 297 prefeituras não estavam disponíveis ou não eram consistentes.

O município Tibau não entregou os dados à Secretaria do Tesouro Nacional, que são os seguintes: Receita Própria, PessoalInvestimentosLiquidez e Custo da Dívida.  Fica muito difícil de qualquer investidor vim a realizar um investimento sério em nosso município.

A sociedade precisa ter transparência dos recursos do município, pois estes não pertence a num prefeito que venha administrar a prefeitura Tibau, como se o dinheiro fosse seu, deixando os servidores com os salários atrasados e o município sucateado aonde nem um prédio próprio para funcionar a prefeitura tem.

Neste ano eleitoral é preciso os eleitores tibauense avaliem em quais candidatos iram votar tanto para prefeito e para vereadores e que não seja copiado o modelo atual que é censurado a transparência coisa pública.

Cabe a você que está lendo este texto e fazer uma reflexão e lutar por uma Tibau melhor, aquela cidade que foi sonhada quando se lutava pela emancipação do município de Grossos.

Nenhum comentário: