sábado, 17 de março de 2012

DER inicia preparativos para as obras de duplicação da RN-013



O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou que lançará ainda neste mês o edital para selecionar a empresa que dará início às obras de duplicação da RN -013, que liga a cidade de Mossoró a Tibau, bem como da construção do canteiro central e acostamento. Além da duplicação da via, foi divulgado que será feita a pavimentação da RN-016, no trecho que liga Carnaubais à BR-304 e ainda a pavimentação da RN-011, no trecho do entroncamento com a RN-016 e a BR-110, favorecendo a ligação entre os municípios de Carnaubais e Serra do Mel.
De acordo com a assessoria do DER, "há muito tempo que este serviço vem sendo solicitado pelos motoristas que trafegam por estas estradas, além de melhorar o fluxo de automóveis pela região, as obras têm como objetivo reforçar a segurança. Isso porque a pista é estreita e apresenta alguns buracos, além da circulação de animais pela área, aumentando a probabilidade de acidentes. Depois da duplicação, haverá mais conforto para viajar mais tranquilo, com menos riscos. Outro aspecto importante das obras é o incentivo para o turismo e o fortalecimento da economia, já que vai favorecer o escoamento das produções das salinas e outros ramos de atividade".
A duplicação terá início no trevo da BR-304, saída para Fortaleza, e segue até a cidade de Tibau, cobrindo assim uma distância de 35 quilômetros. Apesar de ter sido solicitada pelos ciclistas a construção de uma ciclovia, já que muitos adeptos a esse meio de transporte utilizam esse trecho para a prática desportiva, não será possível a criação desta, pois as obras de duplicação e acostamento impedem a ampliação do espaço para uma ciclofaixa. A previsão é que a obra seja concluída em 10 meses.
"Após a análise do pedido feito pelos ciclistas, verificou-se que não será possível construir uma ciclovia, uma vez que a ampliação daquele trecho reduz a área destinada para a construção de uma ciclofaixa. Mas estes usuários também serão beneficiados, pois com a duplicação da pista e a pavimentação de alguns trechos, estes terão melhores condições de trafegar", informou a assessoria.
Muitos motoristas e caminhoneiros que precisam fazer regularmente as linhas entre Mossoró e Tibau aprovaram a novidade. Segundo o caminhoneiro, Nilton Dalmina, "muita coisa vai melhorar, já que o problema dos buracos vai ser sanado e a duplicação vai poder movimentar os veículos de forma mais ágil, além disso, nos períodos de maior volume de carros, como nos meses de janeiro e dezembro, o trânsito vai ficar mais ágil e mais seguro. Espero também que os órgãos responsáveis reforcem a sinalização e a fiscalização desses trechos", disse o motorista Dorival Lima. 

Fonte: Jornal O Mossoroense - http://www.omossoroense.com.br 

Nenhum comentário: