sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Eleições foram marcadas para o próximo domingo (13) e vereador Jerônimo Reis (PT) caminha firme para se tornar o próximo prefeito do município.



Com as duas candidaturas adversárias impugnadas pela Justiça Eleitoral, e apoiado pelas maiores forças políticas locais e regionais, além da cúpula nacional do Partido dos Trabalhadores, o vereador Jerônimo Reis (PT) caminha firme para se tornar o próximo prefeito do município de Icapuí (CE).

As eleições suplementares foram marcadas para o próximo domingo, 13 de novembro, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) que cassou, no dia 19 de setembro, os mandatos do prefeito Irmão Edilson (PSDB) e do vice, Heverton Costa Silva. Eles cometeram o crime de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2008. O presidente da Câmara, vereador Manoel Jeová da Silva (Cadá), assumiu a prefeitura interinamente até a realização das eleições.

Edilson contratou, de forma irregular, 484 servidores temporários fora do período permitido pela legislação eleitoral, e desviou recursos do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Icaprev) para pagar os salários desses funcionários. Edilson venceu a eleição contra Dedé Teixeira (PT) e Orlando Rebouças (PR) por 269 votos.

Bem posicionado nas sondagens internas, Jerônimo e o também vereador Vicente (vice) participaram no último sábado (5), da maior carreata da história política da cidade. Mais de 350 carros e 400 motos fizeram o percurso da Serra do Mar, na entrada da cidade, até a praça Adauto Róseo, no Centro, onde foi realizado um grande comício com a participação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e de lideranças como o senador José Pimentel (PT), o deputado federal José Guimarães (PT), o deputado estadual e o ex-prefeito Dedé Teixeira (PT), além de outros parlamentares, prefeitos, vereadores e gestores públicos.

“Todas essas presenças evidenciam a certeza de que Jerônimo contará com amplo apoio em todas as esferas de poder para reconstruir Icapuí”, afirma o deputado Dedé Teixeira, maior cabo eleitoral de Jerônimo.

Icapuí tornou-se referência do Modo Petista de Governar durante os anos 1990 até o início dos anos 2000. O município foi administrado pelo PT durante 20 anos, e obteve reconhecimento nacional e internacional, durante as gestões do então prefeito Dedé Teixeira, por colocar em prática políticas públicas, democráticas, transparentes e participativas. Icapuí foi a primeira cidade do Nordeste a implantar o Orçamento Participativo e a primeira a receber o reconhecimento do Unicef por colocar todas as crianças na escola.

“É uma questão de honra para nós do PT retomarmos o projeto político e administrativo que garantia uma vida digna à população de Icapuí. Nos últimos sete anos sob o comando do PSDB, a cidade viu destruídas todas as políticas públicas participativas e democráticas. A Saúde do município está sucateada e todos os índices econômicos e sociais pioraram vertiginosamente. E Jerônimo vai ter a chance de reverter isso, com apoio do Governo Federal e do Governo Estadual, ao qual estamos alinhados politicamente”, afirma Dedé Teixeira.

A chapa petista está fortalecida em Icapuí pela união de forças políticas de peso na cidade. Como é o caso do prefeito interino, Manoel Jeová da Silva, o Cadá (PSD), do distrito de Redonda, e do ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara, Gilson da Paz, da região de Ibicuitaba. Assim como do PCdoB representado pelo vereador Marcos Nunes e pelo presidente do Sindicato dos Servidores do município (Sindiserpumi), Professor Celestino. Jerônimo e Vicente têm ainda o apoio do presidente da Câmara, Gilson da Paz Segundo (PSD), dos vereadores Felipe Maia (PT) e Eurivan de Paula (PT), suplente no exercício do mandato.

Estiveram presentes no ato político do último sábado o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Acrísio Sena (PT), o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, do presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Roberto Smith, o vice-presidente do PT Ceará, Joaquim Cartaxo, os prefeitos Leonildo Peixoto (Ocara), Décio Munhoz (Cascavel) e Clodoveu Arruda (Sobral), o vice prefeito Marcondes Moreira (Tabuleiro do Norte), o presidente da Câmara de Russas, Chiquinho Cacholé, o membro da executiva do PT Ceará, Reudson Braga.

Rui Falcão destacou em seu discurso a representatividade de Icapuí para o PT, e colocou o empenho do partido em ajudar a cidade. “Icapuí faz parte da nossa história, é um forte símbolo da nossa história. No dia 13, com essa data simbólica que escolheram para a eleição, queremos o PT de volta (no governo) em Icapuí”, disse Falcão, que pediu à militância que se mantenha totalmente mobilizada até a apuração dos votos: “A caminhada de hoje foi uma festa, no entusiasmo de construir a vitória em Icapuí. As pesquisas já mostram a nossa vitória, mas não há vitória antecipada em eleição. Por isso essa mobilização tem que se manter até a apuração dos votos”.

Na sua fala, o deputado Guimarães, vice-líder do Governo Dilma na Câmara, se comprometeu a destinar recursos para reestruturar as políticas públicas do município. Em todos os outros discursos, os presentes se colocaram à disposição do futuro prefeito para ajudar a cidade.

Dedé Teixeira afirma que todos os companheiros petistas, desde filiados, militantes até gestores e parlamentares, estão sendo convocados a apoiar a candidatura petista em Icapuí. “Por tudo que Icapuí representa para o PT, conclamamos todos a se unirem para recolocarmos a cidade nos trilhos do desenvolvimento. Icapuí perdeu uma grande oportunidade de aprofundar as conquistas quando o povo decidiu por uma mudança que acabou se revelando perversa para os destinos da cidade”, coloca ele, que encerrou sua gestão na prefeitura em 2004, quando o Lula estava havia apenas dois anos na Presidência da República.






Impugnações

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em sessão realizada na manhã desta terça, 8/11, manteve a decisão da juíza da 8ª Zona Eleitoral, de Aracati, Sâmea Freitas da Silveira, e confirmou a impugnação dos registros de candidatura do PMDB e do PTN, na eleição suplementar do município de Icapuí, marcada para o próximo domingo, 13 de novembro.

A decisão unânime dos juízes do TRE levou em conta que os dois candidatos a prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho (PMDB) e Marcus Rebouças (PTN), não cumpriram o prazo de no mínimo um ano de filiação partidária. Eles ainda podem recorrer ou substituir os seus candidatos para concorrer às eleições do próximo domingo.

(Assessoria de Comunicação do PT)

Nenhum comentário: