sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Caern aumenta oferta de água para Tibau e Grossos


Os próximos meses de fechamento e início de ano são caracterizados pela elevação da temperatura e o aumento no consumo de água em todo o Estado, especialmente os municípios localizados na faixa litorânea. Consciente do aumento na demanda, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vem adotando uma série de medidas para evitar que usuários sofram interrupções no abastecimento. É o caso da praia de Tibau, na divisa do Rio Grande do Norte com o Ceará, 42 quilômetros distante de Mossoró, onde a população triplica durante o verão. O município vai receber mais 110 mil litros de água por hora, com a ativação de um poço. Além da ampliação na oferta de água, a empresa está realizando um trabalho de fiscalização para combater o desperdício de água, comum nas ligações clandestinas.

O gerente da Regional Mossoró, Francisco Nehilton Barreto, informa que o trabalho realizado em Tibau vai refletir também em melhorias para a cidade de Grossos. A população vem sendo abastecida com 120 mil litros de água/hora e agora aumenta para 230 mil litros/hora. As ações de fiscalização e cobrança, diz o gerente, vai corrigir as irregularidades e injustiça contra os clientes que pagam seus compromissos em dia, enquanto outros querem consumir muito sem pagar, realizando ligações por conta própria. A Caern quer conter o desperdício de água feito por usuários que puxam para si o produto e impedem que haja pressão suficiente nos canos para atingir as partes mais altas das diferentes localidades.

As medidas adotadas para Tibau e Grossos também serão utilizadas em outras localidades onde seja comprovado o aumento na demanda. Nehilton destaca que nos feriados prolongados o consumo de água aumenta consideravelmente porque os proprietários dos imóveis que residem em outras localidades voltam a ocupar as residências antes fechadas. Além dos veranistas, os visitantes e turistas, atraídos por diferentes programações de lazer, lotam as casas, hotéis e pousadas dos municípios litorâneos.

Apesar do aumento do volume de água, a recomendação da Caern é que a população utilize o produto de forma consciente, evitando sempre o desperdício, que além de aumentar o valor da conta, tira de outros usuários a oportunidade de serem abastecidos com regularidade.

Fonte: Lígia Cortez - ACS Caern

Nenhum comentário: