sexta-feira, 1 de julho de 2011

Fora do período de veraneio município de Tibau sofre com os arrombamentos

Casas dos veranistas ficam desocupadas e a cidade deserta. Diante desse cenário, os ladrões aproveitam para agir.

 
Em Tibau no litoral no norte, região da Costa Branca, praticamente só recebe um bom número de visitantes no período de veraneio. Nos outros meses do ano a cidade fica quase deserta e os roubos são registrados com certa frequência.

A reportagem é de Fabiano Morais e Zenóbio Oliveira

Tibau tem menos de 4 mil habitantes. São cerca de 400 casas, apenas, com moradores. A grande maioria, mais de 4 mil fica assim durante a maior parte do ano. Com exceção de dezembro e janeiro, é difícil ver alguém por aqui. Alguém que seja dono das casas, já os ladrões, estes tem aparecido.

- Os arrombamentos acontecem devido ao tráfico de drogas, muitos já foram localizados e entregues a justiça, porém, muitas vezes o cidadão que é prejudicado na cidade de Tibau ele se nega a fazer o procedimento na delegacia, o que dificulta bastante o trabalho da polícia porque muitos elementos ficam em liberdade – diz o Tenente Júlio César de Oliveira, comandante do pelotão da PM/Tibau .

Ainda segundo o comandante da Polícia Militar em Tibau as rondas tem sido intensificadas, mas o efetivo é pequeno. São 16 policiais.

A praia das Emanuelas é que mais atrai a atenção dos veranistas, a maioria mossoroenses que só vem por aqui durante o período de férias. Mesmo sem muita segurança, muitos insistem em deixar eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos dentro das casas. Para quem mora na cidade a situação, apesar de complicada, não é surpresa

- Tibau ao longo do ano, quando termina o período de veraneio, a cidade fica vazia, muita casa fechada e muitas dessas casa não tem nem o caseiro que faça a manutenção , que olhe , que acompanhe a casa - relata o morador Luiz Nazareno.

Além dos arrombamentos registrados na praia das Emanuelas, do lado potiguar, a polícia do RN enfrenta outro problema: atender moradores do lado do Ceará ou mossoroenses que tem casas de veraneio nas cinco primeiras praias de Icapuí, logo depois da divisa.

São mais de 3 mil casas em Barrinha, Manibu, Peixe Gordo, Melancias e Tremembé. Diante da situação resta o empenho da polícia do estado vizinho.

- Nós já comunicamos a polícia do Ceará os fatos relativos ao arrombamentos naquela área e estamos esperando que a nossa co-irmã venha nos ajudar a evitar que aconteça esse tipo de crime – conta o comandante do pelotão da PM/Tibau.

Serviço:
A PM em Tibau tem 3 telefones para quem quiser denunciar algum roubo ou alguma movimentação estranha. Dois ficam na própria viatura: 8103.9125 e 9112.1600, o telefone do posto policial: 3326.2203.



Nenhum comentário: