quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Conheça o Município de Tibau

Vista da Cidade de Tibau-RN

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome do Município: Tibau

Lei de Criação: n° 6.840                      Data: 21/12/1995

Desmembrado de: Grossos

Microrregião do IBGE: Mossoró

Zona Homogênea do Planejamento: Mossoroense

Índice de Desenvolvimento Humano: 0,678

Esperança de Vida ao Nascer: 67,906


2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA


Pedra do Chapeú - Foto: Aninha


2.1 – Localização, Área, Altitude da Sede, Distância em Relação à Capital e
         Limites

Coordenadas Geográficas: latitude: 4º 50’ 14” Sul
longitude: 37º 15’ 09” Oeste

Área: 162,40 km², equivalente a 0,32% da superfície estadual.

Altitude da Sede: 5 metros

Distância em Relação à Capital: 328 km

Limites:   Norte – Oceano Atlântico e Estado do Ceará
Sul – Mossoró
Leste – Oceano Atlântico e Grossos
Oeste –Mossoró e Estado do Ceará


2.2 – Clima

 Praia das Emanoelas

Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.

Precipitação Pluviométrica Anual:    normal: ...
                                                           observada: ...
                                                           desvio: ...

Período Chuvoso: fevereiro a maio

Temperaturas Médias Anuais:   máxima: 32,0 °C
                                                   média: 27,3 °C
                                                   mínima: 21,0 °C

Umidade Relativa Média Anual: 69%

Horas de Insolação: 2.700


2.3 – Formação Vegetal

Xique-xique vegetação nativa
Caatinga Hipoxerófila - vegetação de caráter mais seco, com abundância de cactáceas e plantas de porte mais baixo e espalhado.  Entre outras espécies destacam-se a jurema-preta, mufumbo, faveleiro, marmeleiro, xique-xique e facheiro.

Manguezal - sistema ecológico costeiro tropical dominado por espécies vegetais, mangues e animais típicos, às quais se associam outras plantas e animais, adaptadas a um solo periodicamente inundado pelos mares, com grande variação de salinidade.

Vegetação Halófica - constituída por plantas que toleram viver em solo com alta concentração de sais, geralmente são espécies herbáceas e rasteiras.


2.4 – Solos


Morros de Areias Coloridas

Solos predominantes e características principais:

Latossolo Vermelho Amarelo Eutrófico - fertilidade média a alta, textura média, fortemente drenada, relevo plano.

Uso: pouco cultivado com milho, feijão e mandioca. Poderiam ser intensamente aproveitados para agricultura desde que fosse resolvido o problema da falta d’água, que é um fator limitante muito forte, devido ao longo período de estiagem e da grande evaporação.

Aptidão Agrícola: a maior parte apresenta restrita para lavouras. Terras aptas para culturas especiais de ciclo longo, como algodão arbóreo, sisal, caju e coco. Uma pequena área é indicada para preservação da flora e da fauna ou recreação.

Sistema de Manejo: baixo, médio e alto nível tecnológico, podendo as práticas agrícolas estar  condicionadas tanto ao trabalho braçal e à tração animal, com implementos agrícolas simples, como a motomecanização.


2.5 – Relevo


Morros de Tibau

Menos de 100 metros de altitude.

Tabuleiros Costeiros - relevos planos de baixa altitude, também denominados planaltos rebaixados, formados basicamente por argilas (barro), localiza-se próximo ao litoral, às vezes chegando ao litoral.






2.6 – Aspectos Geológicos e Geomorfológicos


Dunas de Areia - Tibau

 A área do município abrange, terrenos do Grupo Barreiras de Idade Terceária, 30 milhões de anos, caracterizado por arenitos inconsolidados e siltitos com intercalações de argilas variadas, arenitos caulínicos e lareritas, que formam espessos solos arenosos de coloração avermelhada. Na zona costeira, recobrindo o Grupo Barreiras, estão as dunas móveis, depósitos de origem marinha remodelados por ventos. Geologicamente caracterizadas como Depósitos de Praias formados por  areias finas a grossas, com níveis de cascalho, associadas às praias atuais e dunas móveis; arenitos e conglomerados com cimento carbonático, definindo cordões de beach rocks.
Na região estuarina estão presentes os aluviões, geologicamente formando Depósitos de Planícies e Canais de Marés, compostos por pelitos arenosos, carbonosos ou carbonáticos. Geomorfológicamente esta área é caracterizada como Planície Fluvio Marinha, área plana resultante da combinação de processos de acumulação fluvial e marinha, geralmente sujeitas a inundações periódicas, com vegetação de mangues, podendo chegar a até 35 km para o interior. São áreas propícias para a extração do sal marinho.


Ocorrência mineral: sal marinho

Recursos Minerais Associados

Grupo Barreiras e Paleocascalheiras - cascalho, material utilizados para construção civil; seixos e calhaus de calcedónia, utilizada em artesanato mineral e em moinhos de bolas, água mineral, utilizada para o consumo humano.

Depósitos de Lagoas e Depósitos de Planícies e Canais de Marés - turfa, material utilizado para fins energéticos e agrícolas; diatomita, utilização na indústria de tintas filtrantes e  abrasivos, e argilas utilizadas na indústria de cerãmica branca e vermelha.

Depósitos de Praias - pláceres com rutilo, ilmenita, zircão e cianita utilizado em ligas especiais e abrasivos.

2.7 – Recursos Hídricos

Aqui ficavam as vertentes (nascentes de água)

Hidrogeologia: 

Aqüífero Barreiras - composto por arenitos finos e grosseiros, conglomerados, arenitos argilosos, caulínicos e ferruginosos níveis de cascalhos, lateritas e argilas variadas de coloração amarela a avermelhada.Quanto a hidrogeologia este aqüífero apresenta-se confinado, semiconfinado e livre em algumas áreas. Os poços construídos mostram capacidade máxima de vazão, variando entre 5 a 100 m³/h com águas de excelente qualidade química, com baixos teores de sódio, podendo ser utilizada praticamente para todos os fins.


Hidrologia:

O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica Apodi – Mossoró.

Córrego da Gangorra, Lagoa Redonda.

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000m³: inexistente.

Corregó - Gangorra

Nenhum comentário: