sexta-feira, 29 de junho de 2012

Saiba como votar de maneira consciente

 

A época das eleições é de extrema importância para nossa vida. Nesses anos, como é o caso de 2012, escolheremos os nossos representantes, as pessoas que irão gerenciar nosso dinheiro (pago em impostos) e nos representarão em todas as situações.

A importância de escolher bem essas pessoas é gigantesca, ainda mais em um regime democrático (que as pessoas escolhem seus representantes), como é o Brasil.

É preciso entender que votar não é uma obrigação “chata” e que nem todos os políticos são iguais. Quando escolhemos um péssimo governante, estamos votando pela queda da nossa qualidade de vida.

Como votar de maneira consciente

Um dos primeiros fatores que precisamos entender quando formos votar é que os políticos não são todos iguais, embora tenhamos casos de corrupção fortes nos últimos anos, é necessário saber que existem sim bons políticos nos representando.

Antes de darmos nosso voto a um candidato, é importante investigarmos o seu passado. O passado limpo de um político revela seu bom caráter e boas propostas para melhoria de vida da coletividade que ele vai representar.

Para saber quais são os bons políticos é preciso estar sempre atento às notícias e identificar o que os nossos representantes estão fazendo, observar se ele não está envolvido em nenhum escândalo, em nenhuma suspeita de fraude ou roubo e se ele cumpriu com o que prometeu em eleições anteriores.

Outra maneira de estar por dentro das benfeitorias realizadas pelo político é entrando em contato com ele através do telefone ou mandando e-mails para sua equipe. Pode-se sugerir ideias ou cobrar mais atitude do seu representante. Quando percebermos que ele fez um bom trabalho e não se envolveu em nada que prejudique sua imagem, vale a pena repetir o voto. Cobrar também é um direito de quem vota, dentro do sistema democrático.

Cuidado durante a campanha eleitoral
Quando estamos perto das eleições é mais difícil tomar uma decisão, todos os programas e propostas parecem iguais e todos os candidatos se tornam bonzinhos e possuem boas intenções.

Para não cair em nenhum tipo de cilada, é preciso analisar os projetos e ideias de cada candidato que você pretende votar. Observe se os projetos dele não são muito caros, se existem recursos para que as ideias possam ser concretizadas, se ele cumpriu com o prometido nos mandatos anteriores e se ele de fato merece seu voto.

Esse tipo de atitude ajuda e muito na hora de escolher um bom candidato. Votar de maneira consciente não é fácil, exige tempo, paciência e dedicação. O voto de cada uma das pessoas faz a diferença, por isso é preciso tratá-lo como um bem valiosíssimo.

O voto realizado de maneira correta evitará arrependimentos futuros, pois caso um mau político seja eleito, teremos que aguardar até que o seu mandato termine para então poder colocar alguém que realmente mereça no poder, para nos representar atuando em diversos cargos da nossa política.


Autor: Daniel Silva de Albuquerque


Nenhum comentário: