segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tibau é tema de trabalho científico apresentado na Universidade Federal de Goias



A RESIDÊNCIA SECUNDÁRIA EM TIBAU/RN – A “CIDADE PRAIA” MOSSOROENSE

Sebastião Lopes Monteiro, Kelson de Oliveira Silva

RESUMO


Tibau se constitui em importante balneário marítimo da região oeste potiguar, no qual a residência secundária é elemento urbano responsável por mudanças significativas da paisagem litorênea tibauense. O presente trabalho analisa como o uso de residências secundárias tem sido responsável pela ocupação e uso do litoral pesquisado; se constituindo em subsídio à gestão da costa tibauense e contribuindo com a discussão do direito ao livre acesso e uso das praias. O objetivo geral da pesquisa é analisar a relação entre o veraneio com as formas de apropriação e ocupação do litoral por residências secundárias, tendo como objetivos específicos: a) traçar o perfil dos usuários desses domicílios de uso sazonal; e b) averiguar a origem dos fluxos desses usuários, identificando o polo emissor expressivo. A metodologia consistiu de levantamento bibliográfico; observação de campo; aplicação de questionário aos usuários de residências secundárias; e, consulta a GRPU/RN. O art. 10, da Lei 7.661/88, serviu de base jurídica para a investigação da questão-problema da pesquisa, de forma que a partir da observação de campo e por meio dos questionários aplicados, constatou-se que por falta de fiscalização do poder público, trechos da costa tibauense estão ocupados por residências secundárias, o que vem comprometendo o direito de livre acesso e uso das praias do Município de Tibau.


Baixe o Trabalho Completo CLIQUE AQUI



UFG – Universidade Federal de Goiás
Instituto de Estudos Socioambientais – IESA
Campus Samambaia, Conjunto Itatiaia, Caixa Postal 131
CEP 74001-970 - Goiânia- Goiás - Brasil
Fones (62) 3521-1184 / 3521-1170

Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br 

Um comentário:

Profº. Kelson Silva disse...

Espera-se que o poder público compreenda a urgência em se criarem mecanismos de controle do uso do litoral tibauense, considerando a beleza dessa cidade submetida a uma lógica que atende o veranista em detrimento ao morador local.