quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Formatura do Proerd em Tibau


Tenente Júlio e os Polícias instrutores do Proerd na Região
Nesta sexta-feira, dia 9, acontecerá nas dependências do Clube Álibi, em Tibau, a formatura da primeira turma do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas - numa parceria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Tibau. O soldado Ibraim Vilar, responsável pela turma de policiais educadores que estão diretamente orientando e ministrando o curso PROERD para os alunos da rede pública e particular de Tibau. A tarde-noite promete um mega evento com atrações culturais com a presença da Coordenadora Estadual do PROERD, a tenente-coronel Margarida Brandão e uma equipe de oficiais do Rio Grande do Norte.

O evento começa a partir das 17h30 e o Álibi recebeu uma decoração nas cores do PROERD para receber as 130 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental com seus familiares, ocasião em que haverá apresentação das crianças assistidas pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - e os adolescentes do Pro Jovem, farão uma apresentação musical com a música de autoria de Reynaldo Bessa em homenagem a Tibau: Uma Pedra Beijando o Mar. O evento também conta com a participação da banda de música do PROERD, que está vindo de Natal. 
Além de certificados, os alunos do PROERD que melhor desempenho mostraram durante o curso, concorrerão a uma bicicleta oferecida pela Prefeitura de Tibau, mediante sorteio durante o evento. “Por uma questão de meritocracia, esse aluno sorteado, estará entre os que mais se sobressaíram durante toda a aplicação do curso. O critério do desempenho conta mais”, explica o soldado Ibraim Vilar, responsável pela aplicação do PROERD nos municípios que formam o Polo da Costa Branca, que esteve reunido com a Secretária de Educação de Tibau, professora Maria Anunciata, na manhã de ontem para resolver os últimos detalhes do evento, que ainda poderá contar com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini, que se encontra em Brasília.

PROERD 


Atualmente as crianças são expostas a inúmeras ameaças relacionadas à violência urbana. Dentre essas ameaças está o problema das drogas, a grande causadora dos dramas familiares e, infelizmente, nossas crianças são os alvos preferenciais dos traficantes.

O PROERD - Programa Educacional de Resistência as Drogas - foi criado por duas professoras pedagogas no ano de 1983 na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, com a sigla DARE - Drugs Abuse Resistance Education - com dois anos de aplicação do PROERD rompeu fronteiras e atualmente já vem sendo aplicado em mais de 58 países.

No Brasil o programa iniciou-se no Rio de Janeiro em 1992 e foi se expandindo para os demais estados chegando ao Rio Grande do Norte em 2002.
Tamanha foi a aceitação por parte das escolas e comunidade que atualmente o programa já atende todos os estados brasileiros, seja em escolas públicas ou privadas. Tanto é assim, que o Instituto Nacional de Estudo sobre Abuso de Drogas – NIDA, um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, referenda o PROERD como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção contra drogas em todo o mundo.
Após oito anos que o PROERD chegou ao Rio Grande do Norte, em 2010, o programa é implantado em Mossoró e Areia Branca simultaneamente, a partir da parceria firmada entre as prefeituras municipais destas cidades e a Polícia Militar. Em
um ano o programa já atendeu cerca de 3 mil crianças e adolescentes nestas cidades, no ano de 2011 todas as crianças matriculadas no 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, estadual e algumas escolas particulares de Mossoró foram atendidas pelo PROERD.
Em 2011, o programa também é implantado na cidade de Tibau, atendendo uma reivindicação antiga da administração municipal daquela cidade, todos os alunos do 5º ano do ensino fundamental deste município participaram do curso de prevenção, tanto da rede pública municipal, estadual e rede particular. 
O PROERD na escola tem como base o princípio da integração social, com muita dinâmica em grupos, as aulas são alegres e sempre contando com a colaboração e participação do professor. O programa é composto de 15 lições com o apoio de um livro que abordam noções de cidadania, técnica para se resistir as pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas e prática de violência, maneira de se lidar com o estresse, bem como a promoção da auto-estima.

Nenhum comentário: