quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Inscrições para Pronatec serão prorrogadas até o dia 28/10/2011



As inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego) serão prorrogadas até esta sexta-feira (28). O aluno pode se inscrever pela internet através de um site da Secretaria de Estado da Educação (Seec) criado especificamente para esta finalidade: www.pronatec.rn.gov.br 

A pré-seleção será divulgada no dia 1º de novembro e o candidato pré-selecionado terá seu nome divulgado no site da Seec, que é o www.educacao.rn.gov.br. Os cursos deverão ter início no mês de novembro. O Pronatec irá beneficiar os estudantes das Escolas Estaduais com cursos profissionalizantes que serão ofertados no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), SENAC (Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). 

O programa foi lançado no Rio Grande do Norte na última terça-feira (18). Ainda este ano serão oferecidas 5.400 vagas, divididas entre o Senai e o Senac, nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Santa Cruz, Caicó, Assu e Mossoró. A previsão é que esse número aumente para 8 mil com o retorno das atividade no IFRN, que no momento encontra-se em greve. Implantado inicialmente em Natal e cidades pólos, o programa será gradativamente ampliado para todo o Estado.



O QUE É O PRONATEC

Pronatec Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica é um programa educacional do Governo Federal, dirigido pelo Ministério da Educação (MEC) que visa estimular o acesso ao Ensino Técnico e Cursos Profissionalizantes no Brasil.
Este site tem por objetivo agregar notícias sobre o Pronatec, auxiliando os interessados trazendo informações sobre inscrições, resultado, prazos de inscrição, vagas oferecidas, cursos ofertados e demais assuntos relativos ao programa.
O Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) terá oferta de bolsas de estudos bem como linhas de financiamento para atender aos estudantes interessados.
Para candidatar-se ao Pronatec os estudantes deverão prestar o Enem – Exame Nacional do Ensimo Médio, para se matricular em instituições de ensino cadastradas no programa, em cursos com avaliação positiva e poderão utilizar o Fies para custear o financiamento. O Fies 2012 é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

Nenhum comentário: