sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Praia do Ceará: a terra de ninguém no município de Icapuí


Praia do Ceará no primeiro dia do ano fica assim

Se depender do Governo cearense, a praia do Ceará, em Tibau, continuará sem fiscalização. Ontem, o comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), tenente-coronel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, disse que no litoral de Icapuí (CE) está prevista fiscalização apenas entre as praias de Redonda e Ibicuitaba. Porém, segundo o ex-vice-prefeito de Tibau Luiz Nazareno, Ibicuitaba nem é praia. 


Por telefone, ele confessou que não sabe onde fica Tibau, mas informou que vai pedir ao comando que disponibilize um número de telefone para os veranistas entrarem em contato com a Polícia de Icapuí, caso tenha alguma ocorrência. Ele disse também que a Polícia do Rio Grande do Norte nunca entrou em contato para falar sobre problemas nessa região. Em todo o Ceará, 473 homens vão atuar ao longo dos 573 quilômetros da costa litorânea cearense.


A praia do Ceará é o segundo lugar mais procurado pelos banhistas que se dirigem a Tibau, mas a falta de segurança e fiscalização de trânsito torna o lugar perigoso para os veranistas. De acordo com o secretário de Turismo de Tibau, Margley Moura, o território cearense está sendo chamado de "terra de ninguém". De acordo com ele, a Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE) mantinha homens no local, mas devido problema de jurisdição preferiu abandonar a área.

Francisco Antônio, dono de uma pousada na divisa dos dois Estados, reclama que a situação é bastante delicada. "O policiamento do Ceará não aparece", informa. Durante o dia, os comerciantes do local recebem alguma assistência da PM do RN. "Faz dois anos que acontece tiroteio aqui na praia e não temos a quem recorrer", lamenta.

Para o vereador Luiz da Luz, o problema é muito antigo e parece não ter jeito. "É um constrangimento para as pessoas que ficam esperando pelos dois lados. Achamos que poderia haver uma parceria entre as Prefeituras de Icapuí e Tibau para resolver esse dilema, mas isso nunca acontece", finaliza.


No RN, carro não desce para a praia


Se depender do II Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE), o banhista não terá de se preocupar com o tráfego de veículos nas praias de Tibau. Barreiras fixas foram implantadas nas praias do RN para evitar esse tipo de infração.


Para o veraneio foi montado um esquema que garante 21 policiais por dia, divididos em vários subgrupos que ficarão na orla e na zona urbana; na entrada da cidade; no trevo que dá acesso a Grossos e ao longo da RN-013, que liga Mossoró a Tibau.

Anteontem, os policiais prenderam diversos veículos, sobretudo motos, e multaram vários condutores irregulares. Entre os abordados estavam o vereador Chico Cem, que teve uma moto apreendida, e o vice-prefeito Francisco José da Silva, "Padeça", que foi multado por infração gravíssima.

Desde o último final de semana, os policiais trabalham na cidade. Os postos da RN-013 estão em operação. A novidade é que neste veraneio será implantada uma barreira fixa na Gangorra. De acordo com o capitão Maximiliano Luís Bezerra, a fiscalização será intensificada, inclusive com a utilização do bafômetro.

Outra mudança foi a proibição de panfletagem na entrada da cidade. A ação, realizada comumente por empresas e emissoras de rádio de Mossoró, foi proibida para impedir que o trânsito fique prejudicado.

Fonte: Jornal de Fato - Edição de 30/12/2012
http://www.defato.com 

Um comentário:

O irmão Félix disse...

É óbvio que Tibau nem lembra mais, mas há uma Lei que está em vigor no município cuja finalidade é disciplinar o trânsito ilegal de veículos na orla marítima, especialmente durante o período veraneio e carnaval. Portanto, essa proibição sobre o tráfego de veículos na praia, é absolutamente legal.